As rugas são vincos, dobras ou sulcos na pele que aparecem devido ao envelhecimento cutâneo, perda da elasticidade, tonicidade, colágeno e acido hialurônico, substâncias que sustentam a pele.
O aparecimento das rugas, na maioria dos casos, se deve ao processo natural de envelhecimento da pele.
Porém, existem alguns fatores externos, como: exposição exagerada ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso que potencializam o aparecimento das rugas.
Basicamente existem três tipos de rugas: dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão, que se formam nas regiões que possuem mais movimentos dos músculos faciais: ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios.
As rugas estáticas, que aparecem em partes imóveis do rosto, são provocadas pelo envelhecimento cutâneo, visíveis quando o rosto está em repouso, normalmente nas regiões do Bigode Chinês, Lábios e Pescoço.
E por último, as rugas gravitacionais, que surgem devido à flacidez da pele, costumam surgir aos 60 e 70 anos, pois é nessa idade que a pele fica mais fina e a flacidez mais visível. Normalmente na região da mandíbula essa ruga também é conhecida como efeito “buldogue”.
Alguns procedimentos são indicados para o tratamento de rugas, como: Toxina Botulínica, Sculptra, Lavieen e Peeling Químico.
Esses procedimentos irão atuar diretamente na região devolvendo o volume e a produção de colágeno.
O tempo de duração desses procedimentos é de aproximadamente 30 minutos. O número de sessões será dado pela profissional, de acordo com a necessidade do cliente.
Para evitar o surgimento e até mesmo evitar que as marcas de expressão se tornem rugas profundas o ideal é iniciar alguns tratamentos estéticos antes dos 30 anos. Além disso, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele, com produtos ideias para o tipo da sua pele e mantê-la sempre hidratada. Utilizar diariamente o protetor solar de no mínimo 30 FPS, uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.
Dúvidas frequentes:
Evitar exposição solar direta ajuda a prevenir as rugas, mas não completamente. Evitar o sol retardará o aparecimento das rugas, mas não poderá evitá-lo por completo.
Sim. Câmaras de bronzeamento artificial têm um efeito similar à exposição direta do sol.
A verdade aqui é que as rugas são mais visíveis nas pessoas com pele seca. Entretanto, ao manter a pele com a umidade adequada, é possível reduzir a aparência das rugas e linhas mais finas.
Não há dúvidas de que tomar muita água ajuda nosso metabolismo a funcionar bem e manter a pele hidratada.
A aplicação de hidratantes antes de deitar aumenta a penetração de seus componentes durante a noite, ajudando a manter a elasticidade da pele e combatendo as rugas.
Sim, mas não qualquer um. Opte por cremes com retinol (antioxidante e hidratante), ácido hialurônico (hidratante), peptídeos com cobre (estimula o colágeno), coenzima Q10 (regula a energia da célula), vitamina C (antioxidante), cinetina (melhora a absorção da umidade e produção de colágeno) e extratos de chás (anti-inflamatórios).
Não exatamente. As fórmulas dos hidratantes são bem diferentes, mas nenhuma delas faz milagre. A maioria dos cremes no mercado só hidratam a pele, o que faz com que ela pareça mais saudável.
Não. Os ingredientes que combatem as rugas e qualquer outro problema de pele são os mesmos para qualquer faixa etária. Você deve optar por produtos adequados para o seu tipo de pele e para o tratamento de seu problema, independente da idade.
Não é a falta de tônus muscular que causa rugas, mas sim a diminuição de colágeno e elastina, que ocorre devido a fatores como exposição solar, tabagismo e repetição de movimentos faciais. Movimentos faciais, como sorrir e apertar os olhos, por exemplo, quando feitos muitas vezes ao longo do tempo, podem causar rugas.
Não. Na teoria, um produto de boa qualidade irá manter sua pele jovem por mais tempo, mas não irá alcançar o mesmo resultado de um tratamento estético.
RESULTADOS
Veja alguns resultados reais do processo de Criolipólise