Celulite é o nome popular para Lipodistrofia ginóide. É caracterizada pela formação de bolsas de gordura acumuladas abaixo da pele quando a região está pouco oxigenada.
Formando irregularidades, depressões ou “covinhas” em pontos que geralmente têm uma quantidade maior de gordura, como glúteos, coxas e, às vezes, até no abdômen.
As principais causas são: genética, problemas circulatórios (que prejudicam a drenagem das toxinas e deixam o líquido entre as células mais viscoso), alterações hormonais (que provocam disfunção do metabolismo, favorecendo a retenção de líquidos) e estilo de vida, como má alimentação e falta de atividade física.
As celulites podem ser classificadas em 4 graus:
Grau 1: Essa celulite é aquela que não está visível o tempo todo, se torna perceptível quando a pele da região é comprimida, surgindo pequenos “furinhos” ou ondulações.
Grau 2: O aspecto de casca de laranja com os “furinhos” ou ondulações já são visíveis sem precisar comprimir a pele.
Grau 3: neste grau as celulites são mais intensas, com nódulos bem perceptíveis. O aspecto da pele pode se tornar seca e áspera com os furos dilatados
Grau 4: a celulite nesse grau já é mais “grave”, pois além do incômodo estético elas se tornam mais doloridas devido à formação de nódulos de fibrose, que comprometem a circulação da região. Esse tipo de celulite tem um aspecto mais rígido, além disso, elas se tornam mais evidentes nas roupas.
Tratamentos para Celulite
Para o tratamento de celulite, são indicados procedimentos que ativam a circulação local e melhoram a oxigenação, quebrando as células de gordura
Aqui na Das Lus temos o Aplicação de Enzima, Carboxiterapia, Heccus, Radiofrequência e Endermoterapia.
Para prevenir o surgimento das celulites, o ideal é você conciliar uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos.
Além disso, um organismo bem hidratado ajuda na retenção de líquidos e evita o aparecimento delas.
Utilize cremes, ao aplicar faça movimentos firmes de baixo para cima, isso deixará a região quente melhorando a circulação e ajudará na absorção do produto.
Os procedimentos para Celulite não causam nenhum transtorno ou alteração no corpo, fazendo com que a rotina do cliente não seja alterada, com exceção da Carboxiterapia, que após a aplicação causa um inchaço local que não demora a passar.
Sim, a compressão dificulta a drenagem linfática e favorece o aparecimento de celulite.
As fórmulas atuais contêm ativos com maior capacidade de penetração, que melhoram a textura da derme, mas não acabam com a celulite. Mas esses cremes agem como coadjuvantes aos tratamentos estéticos e não substituem a mudança de hábitos, como a alimentação correta e a prática de exercícios.
Sim, quando consumidos em excesso, gordura e açúcar ficam acumulados nos adipócitos, que aumentam o volume, comprimem a circulação e a rede linfática, formando grupos de células gordurosas que geram as ondulações.
A esfoliação remove as células mortas da superfície da derme, melhorando a absorção dos cremes anticelulite. Por isso, uma vez por semana, é recomendado fazer uma esfoliação.
Sim, a drenagem linfática diminui a quantidade de líquido entre as células, reduzindo o edema e os furinhos da pele.
O consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia aumenta a microcirculação e previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da celulite.
Um passo importante para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que agrava o quadro.
Sim, os hormônios estão envolvidos no surgimento e agravamento da celulite. Acredita-se, inclusive, que ela atinja principalmente o sexo feminino por causa da ação do estrogênio. É por isso que o problema se agrava em situações nas quais as mulheres têm altos níveis de estrogênio, como na puberdade, gestação e menstruação.
RESULTADOS
Veja alguns resultados reais do processo de Criolipólise